PARCERIA

Revista NóS

Revista NóS – Cultura, Estética e Linguagens – objetiva ser um locus de discussão de temas de relevância acadêmica e cultural. Sob essa perspectiva, constitui-se como um lugar de encontros e trocas acadêmicas por excelência nos aspectos que se referem aos temas vinculados à estética e às linguagens sob a ampla perspectiva dos estudos culturais.

Fruto da iniciativa conjunta e interinstitucional de dois Grupos de Pesquisa ligados ao CNPq, a Revista NóS é resultado do encontro do grupo Saberes, Expressões Culturais e Estéticas no Cerrado, responsável pelo LUPPA – Laboratório Universitário de Produção e Pesquisa Audiovisual/UEG e o GEHIM – Grupo de Estudos de História e Imagem/UFG. A Revista NóS recebe, ainda, o apoio institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG).

PUBLICAÇÕES

Imagens da Utopia: nas artes visuais, na História e na Literatura

Em tempos pandêmicos, o debate sobre utopias se tornou bastante atual. Nunca foi tão necessário discutir o futuro, tanto sobre aqueles que o projetaram no passado, quanto para debater o horizonte de expectativas de outros tempos, utópicos e distópicos.  O livro faz parte da comemoração dos dez anos do Grupo de Estudos de História e Imagem (GEHIM/CNPq/UFG) em 2021, em uma parceria com o Grupo de Estudos em Teoria Social e Políticas Públicas (GETESPP/CNPq/IFG). Reúne pesquisadores nacionais e internacionais em torno do tema da utopia, agregando desde discussões sobre imagens no sentido estrito, bem como imagens utópicas expressas em diversos suportes como desenhos, pinturas, esculturas, performances, fotografias e vídeos, ou mesmo em imagens literárias. Incluiu-se, ainda, o imaginário social e seus desdobramentos em representações coletivas e  projetos urbanísticos em instigantes reflexões conceituais. Em uma conjuntura de tantas incertezas e desafios, os pesquisadores trouxeram reflexões significativas, demonstrando que outros tempos já foram (e são hoje) imaginados.

CAPEL, Heloisa; WITEZE Jr. Imagens da Utopia. 2a.ed., E-book. Goiânia: Cegraf/UFG, 2022.

História e imagens: jornadas com Didi-Huberman

Com extrema erudição, Georges Didi-Huberman congrega o pensamento clássico e contemporâneo sobre as linguagens e lhes confere uma interpretação singular. Como resultado das reflexões em torno da obra de Georges Didi-Huberman, o livro reúne textos de pesquisadores ativos em três grupos de pesquisa: Grupo de Estudos de História e Imagens (GEHIM), Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC) e Grupo de Pesquisa Interartes: Processos e Sistemas Interartísticos e Estudos de Performance (GEIEP). Distribuídos em cinco jornadas, os ensaios presentes no livro fazem dialogar seus temas de investigação com o pensamento de Georges Didi-Huberman. Partem de pesquisas sólidas que buscam articulações com a obra do autor e discutem suas provocações teórico-epistemológicas.

CAPEL, Heloisa S.F; NORONHA, M.; RAMOS, R. Patriota. Jornadas com Didi-Huberman. São Paulo: Edições Verona, 2016.

Dossiê Modernidades

O dossiê Modernidades, é uma iniciativa de um grupo de intelectuais acadêmicos vinculados a diversos Programas de Pós-graduação e Grupos de Pesquisa de instituições distintas que, de forma sistemática, ao longo dos anos estudam sobre as temáticas relacionadas à modernidade e modernismos no Brasil. São doze artigos de pesquisadores oriundos de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

CAPEL, Heloisa S.F; VIGÁRIO, Jacqueline S. Dossiê Modernidades. Revista Nós, Cultura, Estética e Linguagens. Vol.2, N.02, 2018.

Projeções Críticas da Modernidade: modernismos e modernidades a partir da experiência goiana

O livro Projeções Críticas da Modernidade: modernismos e modernidades a partir da experiência goiana resulta diretamente de reflexões promovidas pelo GEHIM (Grupo de Estudos de História e Imagem), Grupo cadastrado no CNPq que congrega, em suas atividades, pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior. Mais do que compor-se por um mero conjunto de artigos, o livro propõe um voo panorâmico e articulado sobre o problema. Primeiramente, reconhece no próprio título que a experiência moderna é múltipla. Não há apenas um modernismo, mas modernismos; as modernidades devem ser apresentadas e apreendias no plural. Ao ignorar tal princípio, os movimentos modernistas no centro brasileiro foram considerados como demasiado tardios, conservadores, estagnados no tempo, bloqueando com entulhos de recalque o natural caminho para as ações estéticas vanguardistas contemporâneas. Essa perspectiva é válida ou é um descalabro preconceituoso? Não há respostas pretensamente definitivas que não revelem partidarismo. Porém, é possível esboçar caminhos que apresentem possibilidades e aproximações acerca do tema. Mais do que dar diagnósticos definitivos, fazer projeções.

CAPEL, Heloisa S.F.; SILVA, Ademir Luiz. Projeções Críticas da Modernidade. Uma reflexão a partir da experiência goiana. EbookSão Paulo, Edições Verona, 2018.

Imagens Auto/Biográficas na História e na Prática Artística

A Revista Nós, em mais uma edição, colocou-se em desafio ao articular duas áreas de conhecimento – a história e as artes – em torno de um tema: a auto/biografia. A chamada para o dossiê Imagens Auto/Biográficas na História e na Prática Artística convocou pesquisadoras e pesquisadores para pensar o tema a partir de seus próprios eixos de investigação. O objetivo foi fomentar discussões pertinentes à exploração do campo das histórias de vida que impacta de maneira transdisciplinar as humanidades.

CAPEL, Heloisa Selma Fernandes; RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso (orgs). Imagens Auto/Biográficas na História e na Prática Artística. Dossiê Revista Nós – Cultura, Estética e Linguagens. Vol.6, N.01, 2021.

Imagens da Utopia (orgs)

CAPEL, Heloisa S. F.; WOITZE, Geraldo. Imagens da Utopia (orgs). Goiânia, Cegraf/UFG, 2021 (no prelo).

ANAIS

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do V Colóquio de História e ImagensEnsaios sobre Crítica de ArteISSN 2447-6676. 2015.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VI Colóquio de História e ImagensIdentidade(s) Nacional (is) nas Artes da República. ISSN 2447-6676. 2016.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VII Colóquio de História e ImagensModernidades. ISSN 2447-6676. 2017.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VII Colóquio de História e ImagensVisualidades Não Europeias. ISSN 2447-6676. 2017.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VIII Colóquio de História e ImagensArte e Política. ISSN 2447-6676. 2018.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do IX Colóquio de História e ImagensArte no Centro-Oeste. ISSN 2447-6676. 2019.

CAPEL, Heloisa S.F.; SANTOS, Fernando Martins; MORAES, Nayara Cristian; RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso. Anais do X Colóquio de História e ImagensImagens (Auto)Biográficas. ISSN 2447-6676. 2020.

CAPEL, Heloisa S.F.; DAHER, Anna Paula T. SANTOS, Fernando Martins (orgs); Anais do XI Colóquio de História e ImagensImagens Utópicas. ISSN 2447-6676. 2021.